SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Motores de Busca) é o agrupamento de estratégias utilizadas em sites para otimizar o ranqueamento nas buscas, ou seja, para fazer com que o site/conteúdo apareça nas primeiras posições das pesquisas no Google (e outros navegadores) quando os usuários realizam buscas com a palavra-chave em foco.
O posicionamento de sites, conteúdos e empresas no Google, de forma orgânica, é feito através do SEO (lê-se essiou), que, basicamente, significa Search Engine Optimization, traduzindo, Otimização para os Mecanismos de Busca, ou também, muito conhecido como Otimização para os Motores de Busca.
Empresas, negócios e profissionais que desejam aparecer no topo das pesquisas orgânicas do Google para determinadas palavras-chave, como, por exemplo, “Instalação de ar-condicionado em Belo Horizonte”, devem utilizar o SEO para otimizar o site e aparecer nas primeiras posições.
Ao desmembrar este exemplo, é possível entender que essa pesquisa é feita por usuários que estão buscando sobre um serviço, sendo ele instalação de ar-condicionado, em uma determinada cidade, Belo Horizonte.
Assim, empresas de instalação de ar-condicionado em Belo Horizonte devem trabalhar o SEO dentro dos seus sites para aparecerem para os usuários.
Este é um dos inúmeros exemplos sobre SEO, porém, a essência é a mesma, proporcionar visibilidade para negócios trabalhando na otimização do site (que engloba outros fatores, como criação de conteúdos para o blog), a fim de dizerem para o Google “Olha, meu site entrega muito mais resultados para essa palavra-chave quando o usuário realiza uma busca, mostre meu site nas primeiras posições”.
O que são palavras-chave no SEO?
No SEO, palavras-chave são termos que os usuários (pessoas que pesquisam no Google) utilizam para realizar pesquisas sobre determinados assuntos.
Como exemplo, “Imobiliárias em Belo Horizonte”, este é o termo que o usuário utiliza para encontrar o que deseja, neste caso, imobiliárias na cidade de Belo Horizonte. Assim, sites de imobiliárias que estão otimizados para SEO, aparecem nos primeiros resultados da busca para esta palavra-chave.
Quer dizer que todos os sites das primeiras posições de todas as buscas estão otimizados para SEO?
Não, não quer dizer isto. O SEO é uma estratégia pouco utilizada pelas empresas no Brasil. Dependendo da região e segmento do negócio, é possível que nenhum site possua um trabalho de SEO aprofundado ou, sequer, o mínimo de trabalho de SEO.
Então, se um site que não possui trabalho de SEO ou possui pouco está na primeira posição das pesquisas para determinada palavra-chave, significa que o Google entendeu que, mesmo com pouco trabalho de SEO, aquele site entrega o melhor resultado para a pesquisa, assim, os outros sites possuem pouca otimização para os mecanismos de busca.
Um excelente trabalho de SEO é muito importante para otimizar o seu site e fazer o seu negócio se destacar da concorrência, isso porque, ao implementar estratégias para a otimização de busca, você pode possuir muito mais acessos qualificados em seu negócio e posicioná-lo cada vez mais no topo das pesquisas.
Como identificar as melhores palavras-chave para implementar no SEO?
É importante entender quais palavras-chave utilizar para destinar o trabalho de SEO, isso porque é de acordo com a pesquisa do usuário que o site vai ser mostrado para ele.
É preciso ser estratégico na escolha da palavra-chave, e para isso é preciso analisar o negócio a fim de descobrir qual será a melhor.
Por exemplo, para uma empresa de instalação de ar-condicionado em Belo Horizonte, é possível utilizar o planejador de palavras-chave do Google ADS para obter ideias de palavras-chave bem como volume de pesquisa, ou seja, quantas pesquisas em média há por mês sobre a palavra-chave.
Importante: há outras ferramentas online que entregam essas variações bem como volume de pesquisas, e já vamos conferir.
Existem ferramentas que proporcionam os dados de palavras-chave, como volume de buscas e dificuldade de ranqueamento, ou seja, o quão difícil é posicionar o site para aquela palavra-chave.
Note que o planejador de palavras-chave do Google ADS entregou resultados para a palavra-chave “Instalação de ar condicionado em Belo Horizonte”, indicando volume de pesquisa e o custo por clique caso seja realizado anúncios para as palavras-chave em questão, no entanto, o foco do SEO é ranquear nas primeiras posições de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada para o Google.
Portanto, essa ferramenta do Google ADS para descobrir palavras-chave é para identificar volume de pesquisa e variações da palavra-chave.
E é aqui que entra o trabalho de um excelente profissional de SEO, onde não se deve limitar apenas a essas palavras-chave e possuir a capacidade de analisar palavras-chave relevantes para o negócio em questão, fazer as pesquisas de volume de busca, dificuldade de ranqueamento e, assim que as análises e pesquisas forem feitas, decidir quais implementar no projeto de SEO.
Palavras-chave de cauda curta e cauda longa
As palavras-chave possuem a quantidade de palavras que a compõem, isso determina se ela é uma palavra-chave de cauda curta ou de cauda longa.
Palavras-chave de cauda curta
As palavras-chave de cauda curta possuem poucas palavras-chave compondo elas, são mais genéricas e mais difíceis de posicionar no Google por possuírem grande quantidade de pessoas pesquisando por elas.
Por exemplo, a palavra-chave “Ar-condicionado” é uma palavra-chave de cauda curta e muito genérica. O que o usuário possui como intenção de busca ao realizar uma pesquisa para esta palavra-chave? Comprar um ar-condicionado, um serviço de instalação de ar-condicionado ou apenas quer dar uma olhada em modelos?
Palavras-chave de cauda longa
As palavras-chave de cauda longa possuem mais palavras compondo elas, são mais precisas e possuem menos quantidade de buscas e, ainda, são mais fáceis de posicionar no Google por serem mais precisas.
O usuário pesquisa com palavras-chave de cauda longa quando já possuem a intenção de busca bem definida, sendo este um fator importante para SEO, posicionar o seu negócio no Google para usuários qualificados.
Por exemplo, a palavra-chave “Instalação de ar-condicionado em Belo Horizonte” é uma palavra-chave cauda longa e os usuários que a pesquisam possuem a intenção de busca de adquirir um serviço de instalação de ar condicionado na cidade de Belo Horizonte.
Blog de conteúdo para SEO
Possuir um blog da empresa onde conteúdos são publicados com certa periodicidade é fundamental para ranquear nas pesquisas, isso porque os conteúdos respondem pesquisas dos usuários, e assim, publicando conteúdos focados em responder dúvidas e abordando temas sobre o ramo da empresa, gera-se tráfego orgânico para o site.
Dessa forma, o Google entende que o seu site possui relevância pois há vários usuários clicando em seus conteúdos quando realizam pesquisas, e indo mais além, conteúdos de valor bem escritos e detalhados, ou seja, estes que tem por finalidade agregar positivamente aos usuários, fazem com que o Google entenda que o seu site é autoridade no ramo que atua.
Os negócios locais também devem possuir blog de conteúdo, mesmo que pessoas de outros estados acessem o seu site, os benefícios continuam valendo, inclusive, quando sites de negócios locais criam e publicam conteúdos focados nos usuários, apresentando relevância, o Google tende a valorizar este negócio na região que atua.
Conclusão
De forma resumida, SEO é a otimização para posicionamento de páginas e conteúdos de sites a fim de aparecerem nas primeiras posições das pesquisas que os usuários realizam. Realizar essas otimizações é fundamental para o ranqueamento de sites no Google, bem como para proporcionar a visibilidade de negócios e aumento de clientes.